Mudança de hábitos

Normalmente escrevo aqui sobre viagens, montanhismo, motos ou sobre tudo isso junto, mas hoje abro um espaço para falar de saúde.

Sempre fui um cara semi-ativo, praticando atividades físicas sem muita habitualidade, jogava um futebolzinho de vez em quando, uma corridinha no parque em uma semana seguido de várias semanas no ócio ou coisas do tipo, bem como nunca fiquei mais que 2 meses em uma academia e sempre sem dar sequência.

Mudando os meus hábitos

Esse ritmo “alucinado” de exercícios aliado  a uma alimentação totalmente desregrada, a base de fast food, frituras, refrigerantes e doces me levaram aos 31 anos a atingir o peso de 106 kg, o que me acendeu o botão do alerta.

Da mesma forma meu condicionamento físico era medíocre e por vezes me atrapalhava nos trekkings e até nas viagens de moto.

Durante o planejamento do projeto “De Mochila e Capacete até onde o vento faz a curva” senti a necessidade de um melhor condicionamento para encarar a jornada e mais um vez me inscrevi na academia e não dei sequência, acabei partindo com o peso acima do desejado e com um condicionamento fraco, o que de certa forma prejudicou um pouco a viagem.

Ao retornar decidi que iria maneirar na comida e praticar mais exercícios, porém sem acompanhamento de profissionais eu não consegui atingir qualquer objetivo, até cheguei a reduzir meu peso, mas nada significativo.

Assim decidi radicalizar, procurei ajuda de uma nutricionista, comecei em 19 de junho de 2013 e com 103 kg uma dieta forte, estabelecendo como meta 95kg, cortando fast food, refrigerantes, frituras, doces e todo tipo de comida não muito saudável e introduzindo vegetais, frutas e outras coisas saudáveis que nem sonharia que um dia faria parte da minha alimentação.

Junto com a dieta e o acompanhamento da nutricionista, com o auxílio de uma assessoria esportiva, passei a correr e a andar de bicicleta. Os treinos de corrida que chegavam a se repetir 3 vezes por semana, aliados mais 1 ou 2 treinos de bicicleta, em 15 dias fui para a primeira avaliação corporal e os resultados foram bons, reduzindo 2,3 kg.

Treino de Bike no Parque do Ibirapuera

Com este primeiro resultado decidi que iria me aplicar mais, controlar melhor a boca e treinar com mais vontade e acabei pegando gosto pela corrida e pela bike.

Expectativa para primeira prova no Parque da Independência

O objetivo inicial era somente perder peso e melhorar o condicionamento, mas correr e pedalar só no parque do Ibirapuera era pouco para mim e assim em 11/08/2013 participei da minha primeira corrida de rua, a Série Delta Japão, com um percurso de 5 km pelo bairro do Ipiranga. Me surpreendi com o resultado, percorrendo os 5 km em 30 minutos e 59 segundo.

Primeiros 5 km

Animado com o resultado decidi dar um passo a frente e me inscrevi para participar de um Duathlon, 5 km de corrida – 20 km de bike – 2,5 km de corrida, meu treinador da assessoria esportiva quase me matou quando disse que já tinha me inscrito.

Treinei forte e controlei mais a alimentação, participei do Eco Duatlhon de Guarulhos no dia 01 de setembro. Fui preparado para não completar a prova, nunca tinha feito as duas modalidades no mesmo dia, mas tinha colocado na cabeça que cruzaria a linha de chegada ainda que fosse andando.

Eco Duathlon - Foto por Mauro Murayama

Completei os primeiros 5 km em 31 minutos e 12 segundos de corrida, estava bem e com pique, fiz a transição para a bike e por alguns momentos minha mountain-bike conseguia acompanhar as speed’s nas retas e descidas, mas sempre ficava para trás nas subidas. Finalizei os 20km de bike em pouco mais de 47 minutos e mais uma vez fui correr, faltavam 2,5 km, uma distância curta, mas meu corpo pedia arrego. Me mantive firme, correndo mais devagar, marcando o passo, o sol já estava forte e quente, no quilometro final uma forte subida, a única da prova toda, ali achei que minhas forças iriam se esvair, continuei correndo, passo a passo, para o alto da ladeira, já não tinha mais forças mas completei a prova em 01:39:24, ficando em 55° na categoria Mountain Bike Masculino.

Ciclismo -Eco Duathlon - Foto por Mauro Murayama

O resultado pode não ser expressivo para um atleta, mas para um sedentário que 3 meses atrás estava em completa inatividade foi uma vitória.

Zona de transição - Foto por Mauro Murayama

Continuo firme e forte nos treinos e na dieta, chegando em 10 de setembro ao peso de 94,2 kg, quase nove quilos a menos do peso inicial, já tendo atingido a minha primeira meta, e estabelecendo o peso a ser atingido como ideal 90kg.

Peguei gosto pela corrida e pela bike, pretendo continuar a fazer provas de corrida de rua e de duatlhon e logo mais partir para as corridas de montanha.

Foto por Mauro Murayama

Essa mudança de hábitos me foi muito boa, pois me sinto mais disposto, menos cansado e com o corpo como um todo funcionando melhor. Achei que não iria conseguir nem 10% do que já atingi e foi muito bom chegar até aqui e agora é só continuar nesse mesmo ritmo e atingir mais e mais metas.

Agradeço aos meus treinadores da Mila Toledo Fitness, ao amigo e fotógrafo Mauro Murayama e a minha grande incentivadora Laila.

About mochilaecapacete

Mochila & Capacete é o blog pessoal do montanhista, motociclista e mochileiro Marcos Paulo L. Ferreira.
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3 Responses to Mudança de hábitos

  1. Mila Toledo says:

    Marcos,
    Adorei seu material, muito bem escrito e um depoimento e tanto, para incentivar e servir de modelo para muitos outros que se encontram em situação semelhante aquela quendo você iniciou.
    Sinto-me feliz e honrada em poder ter colaborado nesse seu sucesso.
    A busca continua e estaremos sempre por aqui apoiando no que for preciso.
    Conto com seus posts em nosso facebook para que possamos levar essa semente para muitos …
    Namaste.
    Mila

  2. mochilaecapacete says:

    Obrigado pela visita e pelas palavras de apoio Mila! A ajuda de vocês têm sido fundamental!

  3. mochilaecapacete says:

    Obrigado pela visita e pelas palavras de apoio Mila! A ajuda de vocês têm sido fundamental!
    Abraços!

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