Dias 35 e 36: El Calafate/ARG (29 e 30/01/2013)

De volta à Argentina estávamos em um dos lugares mais impressionantes da Patagônia: El Calafate.

El Calafate é uma pequena cidade na Província de Santa Cruz, um local aconchegante, com ótimos restaurantes e abriga o Parque Nacional de Los Glaciares, tendo como principal atração o Glaciar Perito Moreno, uma geleira com mais de 5 quilômetros de largura e 70 metros de altura.

Conheci o Parque Nacional de Los Glaciares quando estive a primeira vez em El Calafate em 2008 e fiz um tour de barco ao redor do Lago Argentino, passando por inúmeros glaciares, também fiz um pequenos hiking no Perito Moreno, caminhando por mais de 4 horas pelo gelo.

Dessa vez não tínhamos muito tempo e como já não era novidade resolvemos apenas visitar a geleira mais famosa. Saímos de El Calafate na manhã do dia 29/01/2013 e seguimos até o Parque, distante cerca de 80 km da cidade, a estrada é divertida, cheias de curvas ao redor do Lago Argentino, nos proporcionando uma boa diversão na pilotagem, algo raro nas estradas argentinas, compostas por longas e intermináveis retas.

O Parque Nacional de Los Glaciares é bem estruturado, paga-se uma entrada (AR$ 70,00 Mercosul) que dá direito ao estacionamento e um traslado do estacionamento até as passarelas da Geleira Perito Moreno e foi assim que fizemos.

A visitação ao Perito Moreno é feita através do circuito de passarelas que proporciona uma vista de toda a sua face. Por ali caminhamos e mesmo já conhecendo o local é impossível não se impressionar com a imponência da geleira. Pena que nesse dia esqueci o cartão da minha camera e só tinha o celular para tirar fotos…

Inúmeros turistas do mundo inteiro se aglomeram nas passarelas procurando um melhor anglo para uma foto ou apenas esperando que um pedaço de gelo se desprenda atingindo a água, o que proporciona um pequeno espetáculo.

E foi numa dessas passarelas que encontramos um simpático grupo de brasileiros de Aparecida/SP, que viajavam em 3 famílias de carro pela patagônia, foi um momento especial, deu para matar um pouco a saudades do Brasil, sentindo a vibração que só nós brasileiros possuímos.

Ficamos algumas horas por lá e voltamos para o hotel, terminando a noite num dos bares da avenida principal de El Calafate.

No dia seguinte (30/01/2013) decidimos descansar e curtir um pouco mais a culinária e a atmosfera local, pois os dias seguintes seriam duros já que nosso itinerário nos levaria ao ao norte pelas míticas Ruta 40(ARG) e Carretera Austral (CHI).

A estada em El Calafate apesar de ser bem sossegada me trouxe boas recordações, relembrei os bons momento que vivi ali com meu grande amigo Erlan em 2008, bem como das boas amizades que fiz ali, mas a vida na estrada seguia em frente e era hora de dizer adeus a este lugar.

Apoio:

About mochilaecapacete

Mochila & Capacete é o blog pessoal do montanhista, motociclista e mochileiro Marcos Paulo L. Ferreira.
This entry was posted in Argentina, De Mochila e Capacete até onde o vento faz a curva, Patagônia, Relatos de viagem and tagged , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>