Após o árduo caminho até Gobernador Costa decidimos que era hora de termos alguma diversão, colocamos como meta chegar a San Martin de los Andes, na belíssima região dos lagos argentina.
Saímos cedo no dia 02/02/2013, não havia vento, mas o frio era intenso, nas cercanias de Gobernador Costa o termômetro chegou a 2,5ºC no começo da manhã, mas quanto mais ao norte íamos mais quente ficava.
Após passarmos por Esquel a paisagem muda abruptamente, as longas planícies do início da Ruta 40 deram lugar a colinas, picos nevados e lindos lagos, agora o caminho pela famosa Ruta nos levava ao sopé da Cordilheira dos Andes.
Não havia mais vento e nem o caminho de rípio no trecho final antes de San Martin de los Andes nos tirava a felicidade de rodar em um belo dia de sol, chegamos na pequena cidade no final da tarde e a temperatura já batia na casa dos 27ºC.
San Martin de los Andes é uma pequena cidade com ares de montanha, fica cerca de 160 km ao norte de Bariloche, abriga o importante Centro de Esqui Cerro Chapelco, uma bela e animada praia no Lago Lácar e uma infinidade de bons restaurantes.
Fechamos o dia de estrada com cervejas e boa comida.
No dia seguinte, o quadragésimo da viagem, fomos curtir uma praia no belo Lago Lácar, fazendo uma legítima farofa brasileira levando umas cervejas e almoçando na praia.
Já no final da noite fomos a um dos bares de San Martin assistir o SuperBowl (malefícios de viajar com um americano), finalizando nossa estada na Patagônia Argentina.
A nossa estada em San Martin foi ótima para quebrar a tensão do trecho da Ruta 40 após El Calafate, necessitávamos de um bom descanso e a atmosfera de cidade pequena do local foi propícia a isso.
Apoio: